Objetivos do blog

Uma grande oportunidade, de mostrar meus trabalhos e de outros artistas.
Pintando e escrevendo, minhas emoções, sonhos, dores, visões, paixões, o meu mundo de dentro de minha alma, de dentro para fora, sem regras.
Qualquer que seja a forma de expressão escolhida, criar é penetrar no nosso próprio interior, trazendo à tona tudo que de melhor possuímos, o que, em contato com o mundo externo, é capaz de comover e emocionar o outro.

Criar é sair de dentro da própria casca e voar em direção ao infinito.

sábado, 15 de abril de 2023

Saiba se o Curador de suas exposições é Profissional ou Genérico?

 Você sabe o que é um Curador de Arte?

O papel do curador é uma incógnita para muitos.

Neste artigo iremos desvendar esta função tão importante no universo das artes e também para você escolher quem esta apto a representar você em um exposição, pois temos acompanhado algumas exposições realizados por pessoas que se dizem CURADORES, porém sem nenhuma formação apropriada para tal função. São simplesmente colocadores de obras em paredes ou suportes sem qualquer critério técnico.

Após a leitura deste artigo,você pode afirmar que a exposição que você participa ou participou foi Curada por um Curador profissional ou por um Curioso?

Uma exposição pode apresentar pinturas,xilografia, desenhos, fotografias, esculturas, instalações,assemblage.

Lembrando também a importancia de verificar onde será realizada exposição ou evento conforme nosso artigo anterior do dia 26/02/2023
"Dicas de como e onde expor suas obras"

Os cuidados devem ser redobrados quando tratar-se de uma exposição ou evento internacional.

Qual é a função de um curador?

A palavra “curador” vem do latim curare, que significa algo como “aquele que cuida”. Por um lado, talvez o curador tenha essa função de cuidar de uma exposição ou de uma coleção institucional, ou até de cuidar das obras e dos artistas.

Seu papel é estabelecer relações entre as obras e fazer com que dialoguem com o público.

Ele é responsável pela forma como as obras são exibidas em um determinado espaço, se são exibidas próximas ou distantes uma das outras, se são bem ou mal iluminadas, se são exibidas com, sem ou nenhuma informação suplementar.

Essa figura também atua na montagem da mostra, elencando suas peças e as preservando. Além disso, gerencia a apresentação e a divulgação das exposições e dos seus participantes.



Qual a formação de um curador?

Formado em áreas diversas, como história, literatura, filosofia, arte ou comunicação, e especializado na área, o curador é responsável pela preparação, concepção e montagem de exposições. Seu papel é estabelecer relações entre as obras e fazer com que dialoguem com o público.

Para se tornar um profissional de destaque na área, é preciso, acima de tudo, possuir bagagem cultural. Isso não significa apenas gosto pela arte ou por uma veia específica, mas ser capaz de compreender o valor cultural e financeiro de diferentes peças.

O que faz um curador ser bom?

Um bom curador tem a capacidade não apenas de contar uma boa história, mas também de surpreender o espectador. 

É capaz de construir uma história na qual se conecta algo que se conhece um pouco com algo ainda não conhecido, encerrando o ciclo de aprendizagem. Um bom curador é um criador de fontes de conhecimento, de inspiração e aspiração.








Escrito por: Edmundo Cavalcanti
Fotos:Google



 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário