Aos 10 anos pintou sua primeira tela,e somente aos 19 anos iniciou sua bela trajetória na arte.Foi onde segundo suas palavras uma "Conexão com a totalidade"
Sempre apaixonada por muitos pintores e suas pinturas
como, por exemplo, “Os Unicórnios” de Gustave Moreau, as pinturas de Gustav Klimt, os Monocromos de Yves Klein, e, após “experienciá-la” pessoalmente, a Monalisa de Leonardo "Sempre me impressionei muito com a ousadia cromática e formal do Henri Matisse. Acredito que este último exerça efetivamente maior influência sobre meu trabalho artístico"palavras de Ana.Para Ana,a Arte talvez seja capaz de ampliar as perspectivas e as realidades, através dos diversos planos de significação sensível que ela oferece tanto para o artista executor quanto para o espectador. E, em relação à pintura, em específico,ela fica com o Deleuze quando ele diz que sua tarefa é “a tentativa de tornar visíveis forças que não são visíveis” e fazer-nos ver a presença.
Usa basicamente a tinta acrílica explorando, literalmente, sua plasticidade, com a criação de relevos nas pinturas, e busca a harmonia com a combinação de cores saturadas.![]() |
Série Portais. |
Já a Série “Mulheres Cósmicas” consiste na impremeditada representação de uma experiência sensível e que, ao que tudo indica, mostra a conexão entre o feminino e a criação do mundo, ou melhor, a criação de mundos.
A Série “Luminous”, por sua vez, quebra a moldura da poética mais aproximada da figuração indo em direção à pura percepção óptica. Nessas pinturas estabeleço um jogo de aproximação e afastamento entre o olho do espectador e a luz de LED, promovendo efeitos ópticos muito interessantes, que não envolve apenas o olho e a tela, mas também o entorno imediato.
Suas principais participações em exposições:
- Exposição Virtual Coletiva “São Paulo que eu Amo”
Organizada por Maria dos Anjos Oliveira (Anjos Art Gallery) e Edmundo Cavalcanti (Raphael Art Gallery), 2021. - Exposição Virtual Coletiva: “Arte sem Limites”
Organizada por Edmundo Cavalcanti (Raphael Art Gallery), 2020.
- Exposição Coletiva INTER_MEDIOS:
Palacete dos Leões, Espaço Cultural BRDE, Curitiba-PR, 2014.
- Exposição Coletiva “Minha tela não craquela”:
Sala de Exposição da EMBAP, Curitiba- PR, 2013.
- Premiada em 1º lugar na 3ª Mostra de Artes Visuais de Paranaguá
Casa da Cultura Monsenhor Celso. Paranaguá, 2011.
Redes sociais
Facebook:
https://www.facebook.com/anamondiniart
https://www.facebook.com/anamondini.galeriavirtual
Instragram:
@anamondiniart
@anamondinigaleriavirtual
YouTube:
Ana Mondini – Entrevista com Artistas & Afins...
https://www.youtube.com/channel/UCCIXpMfongRBUW0Tk9ULYow
Edmundo Cavalcanti