Objetivos do blog

Uma grande oportunidade, de mostrar meus trabalhos e de outros artistas.
Pintando e escrevendo, minhas emoções, sonhos, dores, visões, paixões, o meu mundo de dentro de minha alma, de dentro para fora, sem regras.
Qualquer que seja a forma de expressão escolhida, criar é penetrar no nosso próprio interior, trazendo à tona tudo que de melhor possuímos, o que, em contato com o mundo externo, é capaz de comover e emocionar o outro.

Criar é sair de dentro da própria casca e voar em direção ao infinito.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Ana Mondini- Conexão com a totalidade- por Edmundo Cavalcanti

Nasceu em Curitiba-PR e tem formação Superior em Pintura, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR) e, também Graduação, Mestrado e Doutorado em Filosofia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Aos 10 anos pintou sua primeira tela,e somente aos 19 anos iniciou sua bela trajetória na arte.Foi onde segundo suas palavras uma "Conexão com a totalidade"
Sempre apaixonada por muitos pintores e suas pinturas 
como, por exemplo, “Os Unicórnios” de Gustave Moreau, as pinturas de Gustav Klimt, os Monocromos de Yves Klein, e, após “experienciá-la” pessoalmente, a Monalisa de Leonardo "Sempre me impressionei muito com a ousadia cromática e formal do Henri Matisse. Acredito que este último exerça efetivamente maior influência sobre meu trabalho artístico"palavras de Ana.

Durante a faculdade de pintura, Ana ensaiou muitas técnicas e poéticas,tentando definir parcialmente seu estilo. Parou de pintar durante o doutorado para refletir sobre a ligação entre a escrita e a pintura, as palavras e as imagens, com base na ideia de autorretrato dos “Ensaios” de Montaigne. Assim que entregou o texto final da tese, voltou imediatamente a pintar, no final de 2019. E agora pinta com a maior constância possível...
Para Ana,a Arte talvez seja capaz de ampliar as perspectivas e as realidades, através dos diversos planos de significação sensível que ela oferece tanto para o artista executor quanto para o espectador. E, em relação à pintura, em específico,ela fica com o Deleuze quando ele diz que sua tarefa é “a tentativa de tornar visíveis forças que não são visíveis” e fazer-nos ver a presença.
Usa basicamente a tinta acrílica explorando, literalmente, sua plasticidade, com a criação de relevos nas pinturas, e busca a harmonia com a combinação de cores saturadas.

Série Portais.
Em alguns casos, suas pinturas envolvem um campo poético mais literal. As pinturas de insetos, por exemplo, inseridas na Série “Portais”, procuram trazer o microcosmos para dimensões mais elevadas, nos dois sentidos do termo. A Série “Portais”, como um todo, procura chamar a atenção para a possível existência de realidades paralelas espelhadas pela imaginação, que, ao meu ver, também pode ser considerada uma fonte de conhecimento.


Série Mulheres Cósmicas




Já a Série “Mulheres Cósmicas” consiste na impremeditada representação de uma experiência sensível e que, ao que tudo indica, mostra a conexão entre o feminino e a criação do mundo, ou melhor, a criação de mundos.







Série Luminous


A Série “Luminous”, por sua vez, quebra a moldura da poética mais aproximada da figuração indo em direção à pura percepção óptica. Nessas pinturas estabeleço um jogo de aproximação e afastamento entre o olho do espectador e a luz de LED, promovendo efeitos ópticos muito interessantes, que não envolve apenas o olho e a tela, mas também o entorno imediato.







Atualmente, Ana dirige a “Galeria Virtual - Filosofia & Arte” onde realiza exposição de artistas, com comentários sobre as obras, com o intuito de incentivar artistas iniciantes, assim como, divulgar obras de artistas já reconhecidos. E, principalmente, aproximar o público em geral das artes visuais. Recentemente, coloquei no ar o canal no YouTube “Entrevistas com Artistas & Afins”, tendo em vista os mesmos objetivos.

Suas principais participações em exposições:

- Exposição Virtual Coletiva “São Paulo que eu Amo”
Organizada por Maria dos Anjos Oliveira (Anjos Art Gallery) e Edmundo Cavalcanti (Raphael Art Gallery), 2021.

- Exposição Virtual Coletiva: “Arte sem Limites”
Organizada por Edmundo Cavalcanti (Raphael Art Gallery), 2020.

- Exposição Coletiva INTER_MEDIOS:
Palacete dos Leões, Espaço Cultural BRDE, Curitiba-PR, 2014.

- Exposição Coletiva “Minha tela não craquela”:
Sala de Exposição da EMBAP, Curitiba- PR, 2013.

- Premiada em 1º lugar na 3ª Mostra de Artes Visuais de Paranaguá
Casa da Cultura Monsenhor Celso. Paranaguá, 2011.



Redes sociais

Facebook:
https://www.facebook.com/anamondiniart
https://www.facebook.com/anamondini.galeriavirtual

Instragram:
@anamondiniart
@anamondinigaleriavirtual

YouTube:
Ana Mondini – Entrevista com Artistas & Afins...
https://www.youtube.com/channel/UCCIXpMfongRBUW0Tk9ULYow


Edmundo Cavalcanti

Um comentário:

  1. Ana Carolina que linda trajetória parabéns 👏👏 e sucesso. Parabéns também para o colunista, artista e poeta Edmundo Rafael.

    ResponderExcluir