Objetivos do blog

Uma grande oportunidade, de mostrar meus trabalhos e de outros artistas.
Pintando e escrevendo, minhas emoções, sonhos, dores, visões, paixões, o meu mundo de dentro de minha alma, de dentro para fora, sem regras.
Qualquer que seja a forma de expressão escolhida, criar é penetrar no nosso próprio interior, trazendo à tona tudo que de melhor possuímos, o que, em contato com o mundo externo, é capaz de comover e emocionar o outro.

Criar é sair de dentro da própria casca e voar em direção ao infinito.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

A arte é resistência.

 A arte é resistência.

Já presenciamos no passado algumas ideologias totalitárias tanto na Europa quanto no Brasil tentando calar a arte e os movimentos artísticos e culturais, através da censura e/ou corte de verbas, fato estes que infelizmente ainda presenciamos nos dias atuais.

Mas no Brasil, a partir de 1922 com a semana de arte moderna encabeçada por ícones de nossa cultura como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Anita Malfati, fazendo parte do mesmo momento também o próprio Oscar Niemeyer, mostraram ao mundo a nossa força, resiliência e resistência a qualquer tentativa de calar nossa voz e nossa arte através de qualquer que seja o instrumento utilizado ou falsos argumentos.

A arte é sobretudo uma ferramenta de resistência, é fundamental para a manutenção da cultura de um povo.

A arte vai muito além de onde nossa imaginação possa chegar e esta presente em nosso dia a dia.

"Apesar das dificuldades causadas pela pandemia e as restrições impostas pelas autoridades sanitárias, acertadamente em minha opinião, a arte mostra sua resistência com ajuda da tecnologia, através das Lives e eventos virtuais na Internet, em todos os segmentos e vertentes das artes."

A arte é livre, a arte é resistência.

 

Autor: Edmundo Cavalcanti

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário