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Gêiza Barreto |
O seu trabalho abstrato deriva, em grande parte, do fovismo e do expressionismo, tendo influência de vários artistas desses movimentos. Além de Kandinsky e Miró, que são as suas maiores referências, as cores de Matisse e as criaturas que aparecem nas obras de Paul Klee também são muito presentes em seus trabalhos. Seus retratos sofrem maior influência do realismo e do pós-impressionismo. Minhas maiores referências no retrato são Paul Cézanne e Van Gogh.
Usa, preferencialmente, a pintura em técnica mista, onde costuma incluir colagens.
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Gêiza,também participou e participa de diversas exposições seja presenciais ou virtuais no Brasil e no Exterior.
Texto de Edmundo Cavalcanti.
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SOBRE A AFINAÇÃO NAS PINTURAS DE GÊIZA BARRETO
Mesmo em meio à mistura de técnicas, as pinturas abstratas da artista Gêiza Barreto apresentam-se em interessante uniformidade
Harmonizadas para um mesmo fim, a saber, a composição final da imagem, as colagens, as pinceladas, etc. conciliam-se de forma tal que não mais aparece a costura entre cada um desses efeitos.
A inexistência de um ponto de fuga conduz nossos olhos a um passeio pelo plano, com pequenas pausas em cada uma das formas inseridas, gerando um movimento interno no espectador.
Os retratos de Gêiza Barreto, por sua vez, definem bem o lado realista da face humana, através de manchas e linhas de expressões “sem filtro”, mais precisamente, sem camuflagens, que marcam ainda mais a firmeza do olhar de personalidades impactantes.
Por um lado, o repertório da artista oferece movimentos musicais, causados pelo balanço das formas, ora orgânicas, ora geométricas, tonalizadas por uma alegria semelhante àquela da Bossa Nova. E, pela perspectiva do retrato, apresenta a densa e, paradoxalmente, serena expressão do indivíduo advinda da força da experiência.
Enfim, sem nos ocuparmos em buscar um ponto em comum entre os distintos tratamentos realizados pela artista, é interessante observar que enquanto o ponto forte da abstração existe por algo que não se revela de imediato, ele ressurge nos retratos justamente pelo oposto.
Crítica de Arte Doutora em Filosofia, Artista Plástica e Idealizadora da “Galeria Virtual - Filosofia & Arte”.
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Ana Mondini |
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