Objetivos do blog

Uma grande oportunidade, de mostrar meus trabalhos e de outros artistas.
Pintando e escrevendo, minhas emoções, sonhos, dores, visões, paixões, o meu mundo de dentro de minha alma, de dentro para fora, sem regras.
Qualquer que seja a forma de expressão escolhida, criar é penetrar no nosso próprio interior, trazendo à tona tudo que de melhor possuímos, o que, em contato com o mundo externo, é capaz de comover e emocionar o outro.

Criar é sair de dentro da própria casca e voar em direção ao infinito.

terça-feira, 27 de março de 2018

Mutante-por Oscar D´Ambrosio -Critico de artes

Muito feliz e agradecido.Minha obra "Mutante" comentada por em dos mais competentes e respeitados criticos de artes do Brasil,Oscar Dambrosio.Gratidão.
Oscar Dambrosio

Edmundo Cavalcanti
Mutações na pintura
A arte é uma mutação constante. Por mais que o criador mantenha uma coerência naquilo que faz, ao longo do tempo, vão ocorrendo alterações, fruto de necessidades internas e de demandas externas, ambas ocorrendo de maneira consciente e inconsciente, numa complexidade de relações paradoxalmente mais misteriosas quanto mais as conhecemos.
A pintura a óleo 'Mutante', em óleo sobre tela, de Edmundo Cavalcanti, proporciona trazer essa discussão teórica para uma obra prática. A presença de cores quentes gera empatia imediata com o observador. A interação entre quem faz e quem observa possibilita uma conversa enriquecedora para ambos.
Um diferencial da obra, porém, que permite uma reflexão sobre os percursos de cada artista, está na presença no espaço de formas de distintas tonalidades conversando com linhas que recortam o espaço, como batimentos cardíacos ou o movimento de uma pipa no ar, entre muitas outras alusões possíveis, inclusive a do movimento de bolsas contábeis.
O abstrato tudo pode sugerir. A mancha de cor com os traços geram um mistério enriquecedor, pois a arte é mais valiosa, no seu sentido humano, ao propiciar justamente a dúvida e a interrogação. Num mundo de muitas pretensas certezas e clarezas, obras como 'Mutante' trazem incertezas e certa obscuridade aos sentidos. E é assim que crescemos plasticamente, pelas veredas menos óbvias.
Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, é doutor em Educação, Arte e História da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário